Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Papeando #02 - 12 Motivos para Namorar um Leitor

  O cineasta John Waters disse certa vez: “Se você for para casa de alguém e a pessoa não tiver nenhum livro, não transe com ela”. Excelente conselho.
   Eis as 12 razões pelas quais é ótimo sair, namorar, casar, ter dois filhos e um cachorro com alguém que lê:
1. Ela não se importar de ficar sozinha. Quem lê consegue se divertir por horas sem você. É, meu caro amigo essa é uma realidade. E sim, você pode acabar sendo ignorado por uns dias, quem sabe semanas até que saia o novo livro de Percy Jackson. Ela consegue ficar bem só com a companhia do seu crush literário e não vai ficar chateada quando você trabalhar até tarde. 
2. Ele é empática. Estudos mostram que pessoas que lêem ficção são particularmente compreensivas. Leitores podem se colocar no lugar de qualquer personagem, sentir suas dores, anseios e medos. Eu sou uma prova disso. 
3. Ela tem pensamento crítico. Ela é alguém com quem você pode discutir uma decisão difícil, e saiba que ela vai considerar cuidadosamente todos os fatores envolvidos. As pessoas que leem têm ótimas habilidades analíticas, portanto um leitor estará mais bem equipado para avaliar situações e encontrar a solução certa.
4. Ele tem senso de perspectiva. Fazer a monografia da faculdade em apenas três dias não é tão ruim quanto ter que participar da septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes.
5. Ela se entretém facilmente. Solte-a numa livraria ou numa feira de livros de rua: é a ideia dela de paraíso. Uma leitora só precisa de uma boa história e de um lugar para sentar para viver uma aventura.
6. Ele vai te ensinar coisas. Leitores acumulam muitos fatos aleatórios e geralmente conseguem explicar as coisas de uma forma clara e concisa. Eles são a melhor companhia para um jogo de perguntas. Faça o teste: Pergunte quando Harry nasceu que ele saberá.
7. Ela é curiosa. Alguém que deseje tirar mais da vida - mais histórias, mais informações, mais experiências - vai manter as coisas interessantes. Está sempre pronta para aprender e compartilhar.
8. Ele é uma boa ouvinte. Qualquer pessoa que possa passar horas e horas lendo histórias dos outros vai estar interessada na sua história. 
9. É fácil comprar presentes para ele/ela. Como é fácil. É uma dádiva pegar um leitor no amigo secreto, qualquer livro está ótimo, mas antes vá na sua página do Skoob e veja quais livros fazem parte sa dua lista de desejos. E a felicidade de ganhar mais um livro é grande.
10. Ela tem uma excelente memória para detalhes. Sua bebida favorita? Aniversário da sua mãe? Seu ódio absoluto de massagens? Tranquilo. A leitura melhora a memória. E, vamos combinar, é ótimo namorar com alguém que vai se lembrar de quando foi a primeira troca de olhares. 
11. Ela está envolvida no mundo, e eu não me refiro só ao universo ficcional em que ela está imersa no momento. As pessoas que leem são mais propensas a votar, participar de eventos culturais, fazer trabalho voluntário e ser mais envolvidas em suas comunidades.
12. E a melhor coisa de sair com uma leitora? Ela provavelmente vai incentivá-lo a pegar um livro para que você possa ter todos os benefícios da leitura. Além disso, ler junto na cama é muito melhor do que jogar Candy Crush.

P.S. Postado originalmente no site BrasilPost.