Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Bookenado #07 - Nêmesis

Título: Nêmesis
Série: ---
Autor(a): Agatha Christie
Ano: 1971 / 2015
Editora: Cllins Crime Club / Editora Nova Fronteira
Nota: 3/5

Sinopse: Ao folhear seu jornal vespertino, Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que a ajudou a evitar uma tragédia não muito tempo atrás, numa viagem ao Caribe. Uma semana depois, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança? que ela só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.
Mas como resolver esse caso se Mr. Rafiel não forneceu qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassino ou da vítima? Por onde Miss Marple poderia sequer começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto? Ou o ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável?
********************************************************************************************************************************************
E aí, bora bookear?

"Nêmesis" foi o último livro escrito pela autora com a detetive Miss Marple, pois seu sucessor, "Um Crime Adormecido" foi escrito décadas antes. Alguns podem pensar que para lê "Nêmesis" teria que lê "Mistério no Caribe", felizmente um não influência o outro. Pode ler sem medo.

Só pela sinopse bate aquela curiosidade, como será que Miss Marple irá desvendar um crime se: ela nem sabe que crime é esse, nem quem é a vítima, qual a arma e o lugar, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. As pista demoraram muito a surgir o que tornou a leitura cansativa e quando surgem são tão vagas que várias hipóteses surgem na sua cabeça.


"Portanto: ponto 1. Vou receber indicações - de um morto. Ponto 2. Meu problema se relaciona com justiça. Para corrigir uma injustiça ou desagravar o mal, trazendo-o à justiça." - Miss Jane Marple

Esse foi o meu primeiro contato com Agatha Christie, criei muita expectativa, por se tratar da Rainha do Crime, mas a narrativa é maçante, com um final previsível e um falso suspense.

Posso dizer que gostei muito da personagem Miss Jane Marple, que lembrou minha avó e me fez rir. A principio parece ser uma senhora frágil e indefesa que sofre de reumatismo e fala sozinha, mas na verdade é uma melhor audaciosa, inteligente, com senso de justiça e um sexto sentido aguçado. Quero muito ler outros livros dessa personagem e descobrir mais dessa senhora de personalidade excêntrica. 

Porque o livro se chama Nêmesis? Esse é um codinome da Miss Marple que significa deusa da vingança, alguém que inflige retaliação. Fiquei imaginando de que forma ela pode retaliar alguém.

P.S. Essas novas edições das obras de Agatha Chrisite estão lindas, e são todas de capa dura. Quero todos!
"Que a justiça corra como as águas
E o bem como um caudaloso rio"